POSTS RECENTES

30 de abril de 2019

ÓLEO DE RÍCINO - BENEFÍCIOS E COMO USAR

óleo de rícino - benefícios e como usar!


Produto cada vez mais popular entre as mulheres que aderiram a produtos naturais para ficarem mais belas, o óleo de rícino vem ganhando cada vez mais o seu espaço e o coração de quem usa. 

Extraído das sementes Mamona (Ricinus communis), fruto comum do serrado brasileiro, por processos químicos e mecânicos, há relatos da sua eficacia desde o Egito antigo como anti-inflamatório, antioxidante, laxativo e até lubrificante, sendo muito usado por comunidades terapêuticas e para usos medicinais. 

O óleo de rícino é rico em nutrientes e por isso acabou ganhando espaço também no mundo dos cosméticos devido a sua grande quantidade de ômega 6 e 9, sais minerais e vitamina E.

O seu uso é bem versátil e os seus benefícios se estendem para diversas áreas, tendo efeitos para cabelos, pele, sobrancelha, cílios, barba e unhas.  

ÓLEO DE RÍCINO PARA OS CABELOS

Devido ao ômega 6 e 9 o seu uso regular fortalece a raiz, diminuindo a queda de fios devido à quebra, e juntamente aos nutrientes e a vitamina E estimulam o crescimento. Além disso, as cutículas são seladas pelo óleo e uma camada protetora garante a diminuição do ressecamento, amenizando o efeito frisado, os danos pela exposição solar e a perda de água que os fios sofrem. 

Componentes antibacterianos e antifúngicos proporcionam uma limpeza no couro cabeludo e a proliferação dos agentes que podem ser a causa tanto da oleosidade quanto da tão famosa caspa, descamamento do couro cabeludo, sendo esses os motivos de ambos o óleo de rícino pode ser bastante eficaz em casos leves e moderados. Mas lembre-se que pode haver diversos motivos, tanto para a caspa quanto para oleosidade, e o tratamento para melhora depende da causa. Portanto, o uso do rícino pode ser ineficaz. 

Por esses motivos, o uso do óleo de rícino nos cabelos garante maior hidratação e fortalecimento dando um aspecto mais sedoso e um efeito brilhoso. 

Modos de uso 

  • Na hidratação


Pode ser adicionado à máscara hidratante ou condicionador. Para uso diário no condicionador o indicado é uma colher de sopa a cada 200 ml de creme. Para hidratação, nutrição ou reconstrução que são utilizadas mais espaçados pode usar uma colher por receita ou como recomendado na sua receitinha. 

  • Na umectação capilar.


Com os cabelos sujos, aplique uma pequena quantidade no couro cabeludo e massageie por alguns minutos para ativar a circulação, depois divida em mechas e aplique uma quantidade de óleo para deixar os fio levemente encharcados. Cubra com um touca ou toalha e deixa agir por até 2 horas. Decorrido o tempo, lave bem o cabelo com shampoo, até que o óleo seja completamente removido, aplique condicionador e finalize como de costume. 


ÓLEO DE RÍCINO PARA A PELE

O seu grande poder de hidratação e nutrição o tornam um valioso aliado na obtenção de uma pele bonita, macia e saudável.  Alguns dos benefícios listados acima se estendem para a pele e trazem maravilhas com a sua utilização. 

O seu efeito adstringente e de limpeza não agridem a pele e ajudam a reduzir a proliferação de bactérias, consequentemente diminuindo a oleosidade e evitando o surgimento da acne causada por ela. O resultado obtido com o óleo mantém a pele mais forte, hidratada e brilhante, pois impede que a pele, principalmente as ressecadas,  perca água e fique com marcas de expressão ou rugas mais acentuadas. 

A vitamina E em contato com a pele com o auxilio de um creme ou loção hidratante também tem efeito sobre cicatrizes, estrias mais recentes (avermelhadas) e queimaduras pós-sol, pois a profunda hidratação ameniza a aparência dos mesmos. O que ocorre também no caso da celulite. Não há comprovação da eficácia direta neste caso, mas sim na melhora do aspecto da pele, ou seja, melhora o aspecto da parte que a celulite está localizada. 

Modos de uso

  • No creme hidratante ou loção corporal 
Não é recomendado o uso do óleo em contato diário com a pele, por isso o ideal é misturar uma colher de sopa a cada 200 ml de produto e aplicar na pele, preferencialmente, após a higienização com água morna. Ela ajuda a abrir os poros para maior adesão do óleo que contém moléculas maiores.  


  • Misturado a outro óleo
Para uso em cicatrizes e estrias, pode-se misturar o rícino a algum outro óleo natural, proporção de igual para os dois, e aplicar na região, massageando o local para melhor absorção. Pode ser aplicado durante a noite e retirado com água no dia seguinte. 

  • Na prevenção de acne
Neste caso, após a higienização da pele, o óleo pode ser aplicado diretamente na região afetada pela acne com o auxilio de um algodão levemente umedecido pelo óleo de rícino. Faça movimentos circulares durante alguns minutos para que o óleo penetre e facilite a retirada de impurezas. Após lave com água e sabão ou retire todo o excesso com algodão limpo e seco. 


OUTROS USOS E BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE RÍCINO 

  • Nas sobrancelhas e cílios
O óleo de rícino torna os fios mais grossos e ajuda no crescimento, o que causa um aspecto de mais volume e quantidade. Por se tratar de duas regiões próximas aos olhos deve-se tomar muito cuidado para que não haja contato. 
Com um aplicador de rímel limpo e sem vestígios de produto, higienize a pele, umedeça o aplicador e com ele penteie os pelos da sobrancelha em direção ao crescimento, o mesmo com os cílios, mas tome muito cuidado. Pode ser aplicado durante a noite e retirado no dia seguinte.

  • Como laxante
Em casos de constipação o óleo de rícino pode ser indicado como um laxante natural. Uma dose única de 15 a 60 ml para adultos normalmente tem efeito depois algumas horas, pois estimula o movimento do intestino. Aconselha-se o uso com indicação médica. 

  • Nas unhas 
Assim como nos cabelos e na pele, a hidratação promovida cria uma camada de proteção na cutícula e faz com que ela garanta unhas mais fortes e com crescimento saudável. 
Basta aplicar o óleo pela extensão das unhas e cutícula e massagear, o ideal é aplicar mais ou menos uma hora antes de fazê-las. 


Tenho certeza que depois de ler tudo isso você vai querer correr para a farmácia ou perfumaria e garantir o seu óleo de rícino. Além de todos esses benefícios, ele é baratinho e acessível. 

Comecei a usar recentemente e já virei fã, vou voltar aqui depois e ir contando minhas experiências. Além de trazer sobre outros óleos para vocês.

Por falar nisso, deixa nos comentários a indicação de outros óleos que vocês usam. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário